Oficinas e Cursos
Mostra Internacional de Teatro inscreve para três oficinas em JP PDF Imprimir E-mail
Escrito por Augusto Magalhães   
05-Set-2014
stanislavski.jpg

Estão abertas até quarta-feira (10) as inscrições para três oficinas que serão oferecidas durante a I Mostra Internacional de Teatro (MIT) – João Pessoa Encena. As atividades de intercâmbio têm como público-alvo atores, pesquisadores, diretores e estudantes de artes cênicas. Cem vagas estão sendo oferecidas.
 
Uma das oficinas é “Noções sobre o Sistema de Stanilavski”, que será ministrada por Ney Piacentini nos dias 15, 16 e 19, às 9h. Para quem se interessa pela arte de manipular bonecos, a opção é a vivência do grupo La Compañía de Titiriteros da Universidade Nacional de San Martín (Argentina), no dia 17, às 9h. No dia 18, no mesmo horário, a ação será encabeçada pelo grupo chileno La Mona Ilustre. A oferta é de 20 vagas para a primeira turma e de 40 para cada uma das demais.
 
Os interessados devem enviar referências curriculares e carta de intenção (máximo de 20 linhas) informando a oficina de seu interesse para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email “Os espetáculos, oficinas e rodas de diálogos propiciam um mergulho no universo das artes cênicas aberto à participação de todos gratuitamente”, diz o diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity. 
 
Ney Piacentini – A oficina “Noções sobre o Sistema de Stanilavski” será ministrada por Ney Piacentini. A proposta é experimentar elementos extraídos da Gramática para o Ator, elaborada por Constantin Stanislavski, a partir de exercícios que possibilitem a compreensão das ações psicofísicas e da análise ativa, entre outros aspectos da terminologia stanislavskiana.
 
La Mona Ilustre – Companhia de teatro que reúne integrantes de diferentes origens e nacionalidades. O grupo tem cinco anos de dedicação em que essas diferenças foram combinando e convergindo para um objetivo comum: contar histórias. Em suas apresentações, a companhia tenta falar sobre o ser humano, suas fraquezas, misérias, tesouros escondidos, acreditando que o teatro é uma boa forma de lidar com as coisas que interessam e movem as pessoas. A experiência da companhia será compartilhada durante a vivência teatral com o ator Diego Hinojosa e o diretor e técnico Miguel Bregante.
 
Compañía de Titiriteros – Dedicada à investigação e produção teatral, La Compañía de Titiriteros da Universidade Nacional de San Martín (Argentina) conta com a direção de Carlos Almeida e é integrada por professores, alunos e egressos do curso de Artes Cênicas do Instituto Maurício Kagel. O trabalho do grupo é voltado para o teatro de bonecos.
 
MIT João Pessoa Encena – De 12 a 21 de setembro, o público poderá assistir a 30 apresentações teatrais, sendo 10 da Paraíba e 16 de outros estados, além de quatro atrações internacionais vindas da Argentina, Chile e Espanha. Também serão realizados debates e palestras.
 
Também estão programadas quatro mesas de diálogos. Os temas propostos são “Processos...”, “Políticas Públicas para Cultura - Fomentos”, “Cooperativas e Movimentos Artísticos”, além de “Mostras e Caminhos”. Entre os palestrantes e debatedores estão nomes como Antônio Rogério Toscano, Daniel Araújo, Dorberto Carvalho, Kil Abreu, Luciano Santiago, Maria do Rosário Ramalho, Ney Piacentini e Valmir Santos.
 
Além da Usina Cultural Energisa, o evento será realizado em diferentes pontos da cidade como praças, teatros, UFPB e espaços alternativos. A programação é toda gratuita. Com patrocínio da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Funjope, e da Caixa Econômica Federal, a mostra é realizada pelo Instituto Artemanha de Artes e tem correalização da Dupla Face Companhia de Teatro.

Fonte: Secom/PMJP 

 
Sesi-SP recebe inscrições de projetos culturais até o dia 11 de outubro PDF Imprimir E-mail
Escrito por Augusto Magalhães   
06-Set-2012
projetos_culturais.jpgO SESI-SP está recebendo até 11 de outubro as inscrições para a captação de projetos culturais. Além das tradicionais áreas de artes cênicas e música, o edital contemplará literatura, uma nova categoria. Os trabalhos selecionados integrarão a programação cultural 2013 no Circuito SESI-SP de Teatros, Centros de Atividades e espaços alternativos na capital, Grande São Paulo e interior do estado.

Na área de literatura, o edital selecionará propostas de pessoas físicas ou jurídicas de todo o Brasil. Os escolhidos farão parte das atividades do SESI Literatura Viva, que promoverá encontros literários, narração de histórias e oficinas literárias.

No segmento de artes cênicas, o edital inclui a montagem de quatro peças inéditas que serão apresentadas nas unidades de Vila Leopoldina, Vila das Mercês, Piracicaba e Franca. Especificamente para o SESI Vila Leopoldina, os grupos e companhias de qualquer parte do país interessados em realizar um espetáculo inédito poderão inscrever projetos com tema livre nas modalidades infantil, juvenil e adulto.

Para produção no SESI Vila das Mercês, os grupos e companhias precisam ser sediados na capital e na Grande São Paulo.  Além disso, a temática da peça deverá abordar o cotidiano do trabalho de forma ampla, com conteúdo direcionado aos colaboradores das indústrias.

Já as propostas de montagens para estreia nas unidades de Piracicaba e Franca devem ser enviadas por grupos e companhias com sede e atuação nos respectivos municípios ou em cidades próximas. O espetáculo deverá ter como tema o universo da cultura brasileira nas modalidades infantil e adulto.

No caso das produções não inéditas, poderão ser inscritos projetos de artistas do território nacional para integrar o circuito Viagem Teatral nos Teatros do SESI-SP e o programa Ação Arte-Educação nos Centros Educacionais.

As propostas de música são abertas a interessados de todos os estados brasileiros. Neste ano, para cada modalidade serão selecionados até 60 grupos e/ou artistas que farão parte da programação do projeto SESI Música 2013 na capital, Grande São Paulo e interior do estado.

Haverá seleção de projetos destinados a formações instrumentais, vocais e conjuntos musicais (vocal e banda) de diversos gêneros da música popular. No módulo erudito, o edital contemplará as mais diversas formações musicais, entre elas solo, duos, trios, quartetos, grupos de câmara, orquestras, corais e canto lírico.

Ainda na área de música, a instituição selecionará propostas para o programa Ação Arte-Educação – os projetos devem ser voltados para temas que proporcionem a vivência musical de forma lúdica e interativa.

O edital completo e a ficha de inscrição já estão disponíveis no site www.sesisp.org.br/cultura/editais.html.

 
Funesc lança edital para "Festival Zé Lins Encenado" PDF Imprimir E-mail
Escrito por Augusto Magalhães   
07-Mai-2011

FUNDAÇÃO ESPAÇO CULTURAL DA PARAÍBA - FUNESC

EDITAL Nº 002/2011 – Realização do “Festival Zé Lins Encenado”,

na programação da Semana Cultural José Lins do Rego

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC), torna público que estão abertas as inscrições de artistas das artes cênicas do Estado Paraíba, para participação no Festival Zé Lins Encenado, evento integrante das comemorações dos 110 anos de nascimento do escritor José Lins do Rego, para o período de 31 de Maio a 4 de Junho de 2011, dentro da Semana Cultural José Lins do Rego, conforme normas estabelecidas abaixo.

1. DAS NORMAS GERAIS

1.1. O presente edital tem o objetivo de convocar artistas das artes cênicas, individuais ou grupos, para apresentações de cenas curtas que tenham relação com o escritor José Lins do Rego, seja a partir de sua obra, biografia ou criação temática, dentro das comemorações dos 110 anos de nascimento do escritor paraibano.

1.2. O “Festival Zé Lins Encenado” será uma atração integrante da programação geral da Semana Cultural José Lins do Rego, que acontecerá nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego, bem como em unidade externa de ensino público, no período de 31 de Maio a 04 de Junho de 2011.

1.2.1. A programação geral da Semana Cultural será composta de debates sobre o homenageado, apresentações musicais, de teatro, contação de histórias, exposições, cinema, oficinas e palestras, além da participação de atores ou grupos de artes cênicas para a atração específica de que trata este Edital.

1.3. Os interessados poderão se inscrever para apresentação de esquetes, performances ou qualquer natureza de interpretação cênica, individuais ou em grupos, a partir de interpretações inspiradas em obras do autor, sua biografia, curiosidades ou qualquer criação livre que tenha relação com José Lins do Rego.

1.4. Tratando-se de evento com caráter comemorativo, não serão selecionadas propostas cuja concepção possa denegrir a imagem ou memória do homenageado.

1.5. As performances terão um Mínimo de 5 e Maximo de 10 minutos de duração, prevendo inclusive a praticidade para troca, entrada e saída de cenários ou qualquer elemento técnico e cênico, de modo a não provocar atraso na atração seguinte.

1.6. Serão selecionadas até 30 propostas de encenação entre as inscrições efetuadas, as quais se apresentarão em 3 eliminatórias diárias, sendo 10 para cada data, dentro do período de realização da Semana Cultural José Lins do Rego.

1.7. As eliminatórias acontecerão no período de 31 de maio a 2 junho, a partir das 20 horas, no Teatro de Arena Leonardo Nóbrega, do Espaço Cultural José Lins do Rego.

1.8. O local das apresentações disporá de tablado medindo aproximadamente 8x6mts., com serviços de camarim, além de luz e som básicos para atender às necessidades do evento. 

1.9. A solenidade de premiação acontecerá no dia 4 de junho, a partir das 19 horas, entre as atividades de encerramento da Semana Cultural José Lins do Rego.

1.10. Serão premiadas 3 apresentações entre as 30 concorrentes, sem distinção de colocação, recebendo igualitariamente prêmios no valor de R$ 1.000,00 (Um Mil Reais) cada.

1.11. Será constituída uma comissão para escolha das três apresentações, formada por personalidades de comprovado conhecimento nas áreas de artes cênicas.

1.12. Os integrantes da Comissão Julgadora deverão assistir todas as apresentações.

1.13. Os critérios de escolha para os três premiados levarão em conta as pontuações nos seguintes itens: Originalidade da proposta, aspectos reveladores e Interpretação, bem como a consonância entre os elementos cênicos, figurino, música e iluminação .   

1.14. A ordem de apresentação será feita através de sorteio.

1.15. Os atores e ou grupos poderão se inscrever com uma ou mais propostas, mas somente uma será selecionada para participação no evento.

1.16. No ato da inscrição o proponente deve apresentar os seguintes documentos e informações:

1.16.1 – Ficha de inscrição devidamente preenchida, conforme modelo anexo;

1.16.2 – Resumo da proposta a ser apresentada;

1.16.3 – Tempo de duração da apresentação, conforme o item 1.5.

1.16.4 – Nomes dos integrantes da apresentação, incluindo técnicos;

1.16.5 – Necessidades técnicas para apresentação;

1.16.6 – Resumo de currículo do intérprete ou grupo;

1.16.7 – Informações de documentos pessoais (conforme preenchimento da ficha de inscrição), bem como endereço de domicílio.

1.17. As inscrições estão abertas para qualquer intérprete ou grupo do Estado da Paraíba, a partir da divulgação deste edital, até o dia 25 de maio de 2011.

1.18. A Seleção das 30 propostas entre os inscritos será feita por uma comissão integrada por profissionais da Funesc e da Secult, sendo dois de artes cênicas e um de literatura.

1.19. A Funesc não se responsabiliza com despesas de passagens, traslado, alimentação ou hospedagem.

1.20. As propostas serão selecionadas de acordo com a estrutura técnica existente e disponibilizada para o evento.

1.21. As propostas para inscrição deverão ser feitas via postal, por email ou pessoalmente, para o seguinte endereço:

Fundação Espaço Cultural da Paraíba

(DDAC – Coordenação de Artes Cênicas)

Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Cep: 58.042-100 - João Pessoa - PB

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

1.21.1 As inscrições por email deverão anexar a ficha de inscrição com todos os campos devidamente preenchidos.

1.22. O gerenciamento/coordenação deste Edital de Ocupação ficará sob a responsabilidade da Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural – DDAC, da FUNESC. 

1.23. Quaisquer informações atinentes ao presente Edital serão prestadas aos interessados, pela Coordenação de Artes Cênicas, da FUNESC no horário comercial, pelos telefones (83) 3211.6224/6225, bem como pela home page da FUNESC: http://funesc.com.br/cultura/ 

João Pessoa-PB, 06 de Maio de 2011.

LUCINEIA MAIA DE SOUZA BEZERRA

Presidente da Funesc

(Fundação Espaço Cultural da Paraíba)

 FICHA DE INSCRIÇÃO

EDITAL DE PARTICIPAÇÃO NO “FESTIVAL ZÉ LINS ENCENADO”, NA PROGRAMAÇÃO DA SEMANA CULTURAL JOSÉ LINS DO REGO

Nome da proposta (ou título da encenação) __________________________________

_____________________________________________________________________

Nome do proponente (individual ou grupo): __________________________________

Endereço: ____________________________________________________________

_________________________________________________CEP:________________

Município de origem (obrigatoriamente da Paraíba): ___________________________

Telefone: _____________________ E-mail: _________________________________

RG: _____________________________ CPF: _______________________________

Marque com um X a Modalidade de Inscrição na área cênica:

Teatro ___    Dança ___    Circo ___    Outros ___

Tempo de duração da apresentação:    Até 5 minutos ___           Até 10 minutos ___   

Resumo da proposta a ser encenada (pode estender em anexo)

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

______________________________________­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

(prossegue na folha seguinte)

Resumo do currículo do intérprete ou grupo ­­­­­­­­­_________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

______________________________________­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________

Nomes de integrantes da apresentação (caso existam outros), inclusive técnicos com suas devidas funções

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

______________________________________­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________

Materiais - (descreva o tipo de material técnico necessário para apresentação – som, luz, adequação para instalação de cenário, etc.)

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

_____________________________________________________________________

______________________________________­­­­­­­­­­­­­­­_______________________________

 
Grupo "Osfodidário" oferece oficina para atores em João Pessoa PDF Imprimir E-mail
Escrito por Augusto Magalhães   
05-Mai-2011
Os fodidario

O Grupo de Teatro Osfodidário, de João Pessoa, está com inscrições abertas para oficina de improvisação, treinamento técnico e preparação para a representação com o uso da máscara.

Osfodidário é um grupo surgido a partir do curso de Especialização em Representação Teatral da UFPB. Em seu trabalho final o grupo formado por Daniel Porpino, Dudha Moreira, Fabíola Morais e Thardelly Lima pesquisou o universo das máscaras teatrais e referências históricas da commedia dell´arte, além de grandes mestres como Dario Fo e Jacques Lecoq. Tal pesquisa resultou na montagem do espetáculo A Farsa do Poder.
 
A oficina visa criar um vínculo entre o grupo e a classe teatral pessoense proporcionando um ambiente de troca e vivência dos processos práticos desenvolvidos pelo grupo ao longo de sua pesquisa. Serão abordados na oficina fundamentos do trabalho do ator como treinamento técnico, jogos de improvisação e preparação para a representação com uso da máscara.
 
A oficina é voltada a atores e atrizes profissionais ou amadores. Esta iniciativa tem o apoio da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego.
 
 
SERVIÇO
 
Oficina do grupo teatral Osfodidário
Local: Teatro de Arena do Espaço Cultural
Dias: 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de maio (terças e quintas)
Horário: 19h às 22h
Incrições: Preencha a ficha em anexo e envie para este mesmo e-mail ( Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ). Você receberá a confirmação da inscrição por e-mail ou telefone.
 

 

Augusto Magalhães, com assessoria do Grupo 

 

 
Funjope lança edital para oficinas de arte PDF Imprimir E-mail
Escrito por Augusto Magalhães   
20-Jan-2011
Oficina de artes

Estão abertas até 2 de março, as inscrições para o Edital Público de Seleção e Premiação de Propostas de Oficinas Culturais a serem realizadas em diversos espaços comunitários localizados nos bairros de João Pessoa. As oficinas terão acesso gratuito à população de todas as faixas etárias, a exemplo de crianças, jovens, adultos e idosos, no período de maio a novembro deste ano. A promoção é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

O concurso abre vagas para oficineiros de artes visuais, dança, audiovisual, música, artes cênicas, cultura popular, literatura, comunicação, culinária e outras áreas culturais. Os oficineiros devem ter conhecimentos e experiências comprovadas na sua área.

A assessora pedagógica da Funjope, Déa Limeira, reafirmou que essa seleção consolida uma metodologia de descentralização do fazer cultural. "Com mais um processo para a seleção de propostas de oficinas, o trabalho de formação cultural, promovido pela Funjope nos diversos bairros da cidade, se consolida como uma ação relevante no que diz respeito à democratização do acesso à arte e à cultura para a população, ao mesmo tempo em que agrega artistas, mestres da cultura e arte-educadores para um trabalho de inclusão através dos seus saberes e fazeres, fortalecendo grupos e entidades e promovendo o protagonismo das comunidades envolvidas".

Inscrições – Os interessados em participar do Edital devem realizar as inscrições na Funjope, localizada na rua Duque de Caxias, nº 352, no Centro, das 14h às 18h. O resultado da seleção das propostas está previsto para ser publicado no dia 25 de março.

Retrospectiva – No ano passado foram realizadas 67 oficinas, que atenderam 61 entidades localizadas em 38 bairros da cidade, contemplando uma média de 1.500 participantes. Durante a realização das oficinas foram captadas imagens a serem transformadas em um vídeo documentário que abordará o conjunto destas ações realizadas em espaços distintos.

 

 

Augusto Magalhães, com assessoria
 
<< Início < Anterior | 1 2 | Próximo > Final >>

Resultados 1 - 9 de 14

Autor do Projeto e Jornalista Responsável
Augusto Magalhães - 946 DRT/PB

Webdesigner: Walmar Pessoa